Filme I Amor Por Direito
- Lucas Hoffmann
- 30 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

A história, baseada em fatos reais, envolve a detetive Laurel Hester, diagnosticada com câncer em estágio terminal, e sua luta contra o conservadorismo da cidade de Nova Jersey para que seja reconhecida a pensão por viuvez a Stacie Andree, a mulher com quem compartilhou os últimos anos da sua vida.
"O filme retrata uma vitória dos homossexuais nos EUA na luta por igualdade"
Amor Por Direito é um filme que trata com sensibilidade o direito pela igualdade e senso de justiça através da legalidade do casamento entre pessoas do mesmo gênero. Laurel e Stacie moravam juntas, porém o caso acabou sendo julgado improcedente pelos conselheiros responsáveis pela decisão por se tratar de um casal homoafetivo. Dito isso, é impossível a quem assista que não se emocione, ou pelo menos reflita sobre alguma opinião contrária ao assunto, com a história de vida desse casal retratado de maneira bastante frágil e honesta ao realismo necessário. Graças as performances indiscutíveis de Julianne Moore (Lauren) e Ellen Page (Stacie).
Apesar de trágica é uma história de esperança, pois o filme retrata uma vitória dos homossexuais nos EUA na luta por igualdade. Laurel apenas queria equidade na polícia. Assim, ela se tornou uma figura da luta dos direitos dos homossexuais. Ao meu ver, o filme merece notoriedade sobretudo diante dos tempos atuais em que vivemos, onde infelizmente, a intolerância ainda recai a comunidade LGBT. Mas são histórias reais como essa, profundas e sinceras, que precisam ser mostradas e seu tema discutido.
Além da versão para o cinema, um documentário intitulado Freeheld: A História de Laurel Hester foi lançado em 2007 e ganhou vários prêmios, incluindo um Óscar de Melhor Documentário de curta-metragem, reascendendo a discussão sobre os direitos dos casais homossexuais.







Filme: Amor Por Direito
Titulo original: FreeHeld
Estrelado por: Julianne Moore e Ellen Page
Direção: Peter Sollett
Roteiro: Peter Sollett
Ano: 2015
Comments